Noites mal dormidas?
A insónia é um distúrbio debilitante que se caracteriza pela dificuldade em induzir o sono ou manter um período suficiente de descanso reparador e sem interrupções. Quando não conseguimos atingir recorrentemente a qualidade adequada de descanso existe um efeito acumulativo de fadiga fisiológica, cognitiva e emocional.
Quanto maior a extensão da insónia (menos horas de descanso por maior período de tempo) maior será o seu impacto sobre o bem-estar e produtividade do indivíduo. Tendencialmente o nosso tempo de reacção aumenta e capacidade de adaptação ao meio ambiente diminui o que representa um risco acrescido de dano para a nossa saúde.
Existem vários comportamentos que podemos adotar para promover a qualidade do sono, no entanto, é sempre importante referir que no combate à insónia a manutenção de comportamentos é vital. Não é expectável atingir o descanso ideal se todos os dias experimentamos algo novo e não consolidamos rotinas o suficiente para podermos fazer uma análise dos resultados obtidos. Esta premissa mantém-se quando abordamos o impacto que a Dietética e Nutrição tem sobre este tema.
O segredo está na rotina.
Rotina nos horários de acordar e deitar.
Rotina nos horários de refeição.
Rotina no consumo de alimentos promotores de qualidade do sono.
Rotina na diminuição ou exclusão do consumo de alimentos estimulantes e/ou intoxicantes.
Rotina no consumo de fármacos e suplementos prescritos por profissionais de saúde.
Autor: Nutricionista Dr. Miguel Antunes 3987N