Comprar hortofrutícolas no comércio local
Que bela experiência, repleta de boa vontade e até alguma curiosidade por parte dos vendedores que prontamente entraram no desafio e escolheram as opções que apresentavam o melhor custo/benefício para aquele sábado.
O resultado foi de 5375g (peso edível + não edível) entre frutas e hortícolas, o que se traduz em 767.85g (P. Ed. + P. Ñ Ed.) para os 7 dias da semana.
Podiam ter escolhido apenas um dos mais baratos ou apenas ter escolhido dos mais caros, mas não o fizeram. Podiam ter escolhido ingredientes apenas para saladas ou apenas para sopa, mas não o fizeram.
Repare na mestria de quem sabe a importância de variar entre as diferentes espécies alimentares. Estes vendedores, que são os verdadeiros promotores de saúde e bem-estar, sabem bem que o segredo de um regime alimentar equilibrado é o de diversificar nas cores, texturas e métodos de preparação/confecção.
A minha interação foi apenas uma “5€” e foi apenas com isso que estes vendedores trabalharam. O resto, vem da experiência e de um estilo de vida que mantém os princípios base da Dieta Mediterrânica.
Fiquei com a minha mesa da sala de estar cheia de possíveis sopas, saladas, estufados, pickles, sobremesas e snacks, para uma semana.
Acho que fiquei bem servido e você?
Quando foi a última vez que foi ao Mercado Municipal, à Feira, à Frutaria ou Mercearia local?
Um agradecimento especial às bancas de venda João Lourenço, Leonor Cardoso e A cerejinha
(Mercado Municipal de Mina de Água), pela participação no “Desafio dos 5€”.
Nota ao leitor: Não se pretende que os resultados do desafio sigam fielmente as proporções e quantidades alimentares recomendadas pela Roda dos Alimentos Portuguesa. Este desafio serve de exercício prático e coloquial. Se quiser saber mais sobre um regime alimentar equilibrado poderá encontrar conteúdo relevante nos restantes posts deste website.
Autor: Nutricionista Dr. Miguel Antunes 3987N